Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Tyrannides
 Wetmore & Miller, 1926
Parvordem: Tyrannida
Família: Pipridae
 Rafinesque, 1815
Subfamília: Neopelminae
 Tello, Moyle, Marchese & Cracraft, 2009
Espécie: T. stolzmanni

Nome Científico

Tyranneutes stolzmanni
(Hellmayr, 1906)

Nome em Inglês

Dwarf Tyrant-Manakin


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Uirapuruzinho

O Uirapuruzinho é um Passeriforme da família Pipridae.

Seu nome científico significa: do (grego) turanneuö, turannos = ser tirano, tirano; e de stolzmanni = homenagem ao zoólogo polonês, coletor de espécies na América tropical no período de (1875-1883), Jan Sztolcman ou Stolzmann- (1854-1928). ⇒ Tirano de Stolzmann.

Conhecido também com Supi.

Características

Mede entre 8 e 9 centímetros de comprimento e pesa entre 6,9 e 10 gramas. Apresenta plumagem verde-oliva uniformemente acima, garganta de coloração acinzentada, tornando-se mais pálido o peito que adquire um tom cinzento-azeitona, a barriga é amarelo pálido. Apresenta a íris de coloração cinza pálido. Bico, tarsos e pés são escuros.

ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL

Subespécies

Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).
(Clements checklist, 2014).

Alimentação

Alimenta-se principalmente de pequenos frutos, além de também se alimentar de pequenos invertebrados. Forrageia em estratos mais baixos e médios, mas às vezes também é encontrado forrageando no alto no dossel.

Reprodução

Único registro do ninho feito em meados de abril no leste do Equador. O ninho em forma de taça com medidas de cinco centímetros de diâmetro externo, 3,5 centímetros de diâmetro interno e 3 centímetros de profundidade.

Hábitos

É comum nos estratos baixo e médio no interior de florestas úmidas de terra firme e de várzea, e em florestas de solo arenoso. Passa facilmente desapercebido.
Os machos apresentam “display” de exibição dos topos das árvores altas, voando em linha reta acima de 20 a 30 metros para em seguida, mergulhar de volta para seu poleiro original.

Distribuição Geográfica

Presente na Amazônia brasileira em toda a região ao sul do Rio Amazonas, e ao norte deste, dos rios Negro e Branco para oeste. Encontrado também na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Referências

Galeria de Fotos